top of page

Isso também passará

  • 26 de jan. de 2021
  • 2 min de leitura

“Havia um rei e ele disse uma vez a seus sábios da corte:

– Eu tenho um anel com um dos melhores diamantes do mundo e quero esconder uma mensagem embaixo da pedra que pode ser útil em momentos de desespero. Darei este anel aos meus herdeiros e quero que os sirva fielmente. Crie uma mensagem para ser inscrita sob o diamante. Deve ser curto para caber no anel.

Os sábios sabiam escrever tratados, mas não podiam se expressar em uma frase curta. Eles tentaram muito, mas não conseguiram pensar em nada.

O rei queixou-se do fracasso de seu empreendimento com um velho servo fiel que o criou desde a infância e fazia parte da família. E o velho disse-lhe:

– Não sou um sábio, não sou educado, mas conheço essa mensagem. Durante os muitos anos que passei no palácio, conheci muitas pessoas. Certa vez, servi a um místico visitante que seu pai convidou e ele me passou esta mensagem. Apenas não leia, coloque-o embaixo da pedra dentro do anel e leia-o apenas quando não houver saída.

O rei ouviu o velho servo.

Depois de algum tempo, os inimigos atacaram o país e o rei perdeu a guerra. Ele fugiu em seu cavalo e os inimigos o perseguiram. Ele estava sozinho, eles eram muitos. Ele dirigiu até o fim da estrada. Havia um grande penhasco diante dele, se ele caísse lá seria o fim. Ele não podia voltar, pois os inimigos estavam se aproximando. Ele já ouviu o barulho dos cascos dos cavalos. Ele não tinha saída. Ele estava em completo desespero.

Então ele se lembrou do anel. Ele a abriu e, embaixo da pedra, encontrou uma inscrição de três palavras: “Isso também passará”. Depois de ler a mensagem, sentiu que tudo ficou em silêncio. Aparentemente, os perseguidores se perderam e seguiram na direção errada. Cavalos não eram mais ouvidos.

O rei ficou cheio de gratidão ao servo e ao místico desconhecido. Palavras eram poderosas. Ele fechou o anel e pegou a estrada. Mais uma vez, ele reuniu seu exército e reconquistou seu estado.

No dia em que ele voltou ao palácio, eles organizaram uma generosa recepção para ele – um banquete para todo o país. As pessoas amavam seu rei. O rei estava feliz e orgulhoso.


O velho criado aproximou-se dele e disse baixinho:

– Até esse momento passará. Veja a mensagem novamente. – Agora eu sou o vencedor. As pessoas estão comemorando meu retorno, não estou desesperado. – Ouça o velho servo. Respondeu ele. – Ele funciona não apenas nos maus momentos, mas também nos bons.

O rei abriu o anel e leu: “Isso também passará”.

Mais uma vez, ele sentiu o silêncio caindo sobre ele. Embora ele estivesse no meio de uma multidão barulhenta e dançante. Sentimento de orgulho e direito desapareceram. Ele entendeu a mensagem. Ele era um homem sábio.

E então o velho servo disse:

– Você se lembra de tudo o que aconteceu com você? Nada é permanente. Nenhum sentimento permanece. À medida que a noite muda o dia, momentos de alegria e desespero se substituem. Aceite-os como a natureza das coisas, como parte da vida”.

- Esse conto é de autoria desconhecida, não é meu.

Comentarios


bottom of page